terça-feira, 3 de novembro de 2009

Igreja no Brasil posiciona-se sobre doação de orgãos




O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reunido em Brasília, divulgou uma nota esclarecendo a posição da Igreja Católica sobre a doação de órgãos de pessoas com morte encefálica comprovada.

"Vemos na doação voluntária de órgãos um gesto de amor fraterno em favor da vida e da saúde de próximo. É uma prova de solidariedade, grandeza e espírito e nobreza humana", afirma a nota assinada pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo secretário-geral da entidade, Dom Dimas Lara Barbosa.

Os bispos recordam que a posição da Igreja está expressa no Catecismo da Igreja Católica que classifica como "legítima e meritória" a doação gratuita de órgãos após a morte. Lembram que esta mesma posição é assegurada também pela encíclica Evangelium vitae.

"A doação de órgãos não contraria à fé cristã na ressurreição final, pois 'Deus dá vida aos mortos e chama à existência o que antes não existia' (Rm 4,17)", sublinha a nota.

A CNBB incentiva as pessoas e as famílias "a que, livre, conscientemente e com a devida proteção legal, doem órgãos como gesto de amor solidário em consonância com o evangelho da vida". A nota chama a atenção, no entanto, para respeito aos princípios éticos que devem orientar esta prática. "A doação de órgãos exige rigorosa observância dos princípios éticos que proíbem a provocação da morte dos doadores, a comercialização e o tráfico de órgãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário